A CIDADE BACIA DO RIO PRETO Voltar




O rio Preto nasce nas Agulhas Negras, na Serra de Itatiaia, a uma altitude de 2.440 m e desce a serra, demarcando a divisa entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Percorre uma extensão de 198 km até se juntar ao rio Paraibuna e ambos encontrarem o rio Paraíba do Sul, do qual o Preto é considerado afluente indireto.

A denominação de Rio Preto (Paraúna ou Parapeúna – pelos silvícolas), possivelmente teve origem devido ao reflexo das densas florestas em suas margens e às características físico-químicas de seu leito, com forte presença de óxido de ferro, levando os primitivos colonizadores a atribuir-lhe tal denominação, que facilmente se adaptou à região e deu nome à futura cidade de Rio Preto – nascida à sua margem.

Ao precipitar-se pela serra vai acolhendo, de um lado e de outro de suas margens, inúmeros pequenos afluentes, córregos e ribeirões. Pela margem esquerda, destacam-se os rios Pirapetinga e São Lourenço e, pela margem direita, os rios São Fernando, Bonito e Rio das Flores.

Durante o seu curso, inúmeras cachoeiras e corredeiras impedem a navegação fluvial, tornando viável apenas para barcos pequenos e simples canoas.

Cabe assinalar que o solo das margens do Rio Preto caracteriza-se por uma fertilidade acentuada, devido às periódicas enchentes, que criam condições para o desenvolvimento de rico material orgânico propício às plantações. Guarnecendo as margens deste rio, estendiam-se exuberantes e impenetráveis florestas.

Fonte: Vale do Rio Preto - Recursos e Necessidades, de Elza Maria Neffa Vieira de Castro.

Rua: Dr.Espedião, n°:112 – centro – Rio Preto – MG
Telefone: (32) 3283-1394

Adriano Cardoso - Webdesigner
www.acmidiaweb.com.br